Pular para o conteúdo principal

Resenha

         Campo geral se passa no estado de Minas Gerais, mais especificamente em Mutúm, o livro período em que o livro está situado é em algum momento durante a República Velha. O livro apresenta as características da terceira fase do modernismo brasileiro, é possível observar uma linguagem lírica, elementos regionais e neologismos.
    
O livro conta a história do menino Miguilim, que mora, com a família, em Mutúm, no estado de Minas Gerais. Ali, ele vive sua infância em meio à natureza. Apesar de ter outros irmãos, Miguilim tem um carinho especial por Dito. O narrador relata os fatos pela perspectiva de Miguilim, e mostra que o protagonista é um indivíduo complexo e que, apesar de criança, carrega em si questões existenciais.
    Logo que a história começa, Miguilim está voltando com o Tio Terez do vilarejo onde havia ido para ser batizado. Miguilim e o irmão Dito, que é o mais próximo, o mais companheiro de Miguilim, ouvem uma briga do pai com a mãe, em que o pai está gritando e ofendendo a mãe. Dito diz a Miguilim que o pai não quer que a mãe converse nunca mais com o Tio Terez. Miguilim concluiu rapidamente que a mãe e o Tio Terez deviam estar traindo seu pai. Ao escutar a mãe chorando, Muguilim imediatamente corre para a sala onde os dois estão brigando, e se abraça à mãe que estava ajoelhada para protegê-la. Nesse momento toda a raiva do pai se volta contra Miguilim e é ele que apanha no lugar da mãe. A história continua mostrando o dia a dia da casa, a rotina dos irmãos e, principalmente, o amadurecimento de Miguilim, que é o foco principal da história. Entre medos, inseguranças, descobertas, raivas, Miguilim vai crescendo e amadurecendo, aos poucos, vamos sabendo que Miguilim tem uma saúde complicada e como não havia médico na região era o senhor Deográcias, um entendido em remédios, que atendia os doentes. Miguilim sabia que sua saúde não era boa e tinha muito medo de morrer. E isso é marcante em sua infância porque lhe dá uma sensibilidade ainda maior para tudo que está à sua volta. Após a morte do irmão Miguilim entrou em uma fase de tristeza tão grande que ficou doente. Quando sarou todos davam muito serviço para ele se ocupar e não pensar na morte do irmão. Mas logo depois, ele ficou doente novamente. Ainda de cama, Miguilim ouve um dia uma grande gritaria e fica sabendo que o pai havia matado o vaqueiro Luisaltino e depois se matado, enforcado. Tio Terez, que estava trabalhando longe, quando soube da morte do Dito e do irmão, voltou pra casa para trabalhar na roça e ajudar a cunhada, de quem ele gostava. Um dia, quando Miguilim já estava melhor, aparecem dois homens no sítio. Um deles era médico, Doutor José Lourenço, que percebeu que Miguilim era míope. O médico emprestou seus óculos para Miguilim que, quando os colocou no rosto, passou a ver tudo de outra forma. Muito mais claro, muito mais nítido. E essa passagem do livro é bastante simbólica, como se daquele momento em diante, tudo tivesse ficado mais bonito em sua vida.
    O livro termina com Miguilim, pedindo os óculos emprestados ao Dr. Lourenço, mais uma vez, para poder enxergar cada membro de sua família e a beleza de Mutúm.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Situação inicial

     O livro começa com o menino indo ser crismado, quando ouve falar bem de sua cidade e corre para contar para sua mãe sobre a beleza de ser dali, pois ela não gostava de morar isoladamente. Miguilim tinha uma família grande, havia diversos parentes com quem ele se relacionava, os mais importantes para ele eram seu irmão Dito, com quem ele constantemente consultava; e o Tio Terêz, considerado um grande amigo . Em um momento houve uma briga entre os pais e sua mãe quase apanhou, só não sofreu porque Miguilim se colocou no meio, sofrendo pela mãe e deixando seu pai irritado. Esta cena pode ser considerada um indicador da difícil relação que estabelecia com seu pai.

Personagens

                  Personagens da obra Campo geral - Chica ou Maria Francisca Cessim Caz - Dito ou Expedito José Cessim Caz - Drelina ou Maria Adrelina Cessim Caz - Liovaldo - Tomézinho ou Tomé de Jesus Cessim Caz - José Lourenço - Luisaltino - Mãe ou Nhanina: mãe de Miguilim - Mãitina - Majéla ou Patorí: filho do Seo Deográcias - Maria Pretinha -Miguilim: protagonista - Osmundo Cessim: irmão de Nhanina - Pai, Bero, Berno ou Bernardo Caz: pai de Miguilim - Rosa - Seo Aristeu - Seo Deográcias - Tio Terêz: tio de Miguilim - Vaqueiro Jé - Vaqueiro Salúz - Vó Benvinda: mãe de Nhanina - Vovó Izidra: tia de Nhanina

Tempo

  O tempo da narrativa está situado em um período durante a República Velha, entre 1889 e 1930. O tempo que a obra passa é percebido  quando o narrador descreve a personagem Mãitina